185. Bonito (Parte V)

Ontem encerrei as atividades de ecoturismo na região de Bonito com um safari no Pantanal Sul. Saímos às cinco da manhã e três horas depois chegamos na Fazenda San Francisco, no município de Miranda, onde é feito plantio de arroz e turismo ecológico por uma reserva dentro da propriedade. Por causa do arroz, o local atrai muitas aves, dentre elas o tuiuiu, símbolo do Pantanal. O legal nessa parte do trajeto é ver a revoada de marrecas com o som das palmas dos visitantes. Nos diques é possível encontrar jacarés e capivaras e nas partes mais abertas pode-se ver o cervo do pantanal. Com muita sorte ainda é possível ver a onça pintada, mas infelizmente meu grupo não teve essa sorte.

Na parte da tarde fizemos um passeio de chalana pelo Corixo São Domingos (um braço do Rio Miranda), onde tivemos a oportunidade de pescar piranhas (não, eu não peguei nenhuma) e ver a guia alimentando os jacarés com os peixes que foram pegos. Todo o safari na Fazenda San Fracisco foi muito bom. A nossa guia (Eliane) mora na fazenda desde que nasceu e conhece tudo sobre os animais do lugar, chegado até a dar nome a eles. Tá aí um passeio que provavelmente farei de novo um dia.

O grupo de ontem também era fantástico. Tinha gente de Minas, de São Paulo do Piauí e uma gaúcha que mora em Santa Catarina. A noite, combinamos todos de comer carne de jacaré no restaurante Casarão, no centro de Bonito. E fica a dica: Provem! É muito bom.

Carne de jacaré

Publicado em 30 de janeiro de 2013, em Geografia, Viagem. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.