176. O Prisioneiro do Céu

O Prisioneiro do CéuNão é a primeira vez que posto aqui no blog sobre algum livro do Carlos Ruiz Zafón. Já escrevi sobre “O Jogo do Anjo” aqui há quase três anos e agora escrevo sobre mais uma parte da série do Cemitério dos Livros Esquecidos – “O Prisioneiro do Céu”.

Faltam adjetivos para descrever a qualidade dos livros da série, que inclui ainda o espetacular “A Sombra do Vento”. Zafón cria diálogos muito bem elaborados, nos apresenta personagens inesquecíveis e conta uma história que mistura mistério, investigação, religiões, drama e romance. Tudo na medida certa e tendo como cenário a Barcelona das primeiras décadas do século passado.

Nesta última parte da trilogia, o foco é em Fermín Romero de Torres, personagem que até então era secundário e agora ganha uma relevância maior. A trama não gira em torno de algum escritor desconhecido e a história ganha um tom mais forte quando a ditadura espanhola surge logo nos primeiros capítulos.

“O Prisioneiro do Céu” também nos oferece a oportunidade de matar a saudade de David Martin e da Livraria Sempere e Filhos. O único problema dos outros dois livros não se repete nesse. Que é o fato de que parece que o autor não sabe bem como terminar a história e os finais deixam um pouco a desejar – na minha opinião, é claro. No caso deste, era para encerrar a trilogia, mas a última frase me deixou na expectativa de querer ler um próximo livro. O epílogo me deixou arrepiado. Tomara que este não seja mesmo o último.

Anúncios

Publicado em 3 de dezembro de 2012, em Literatura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: