165. O cérebro e seus mistérios

Já faz algum tempo – arrisco dizer que desde o começo do ano – eu venho sentido dores de cabeça com uma certa frequência. E sempre no mesmo lugar: na parte de trás do lado direito. É claro que isso pode ser alguma coisa grave, mas enquanto eu não vou me consultar eu fico pesquisando sobre os hemisférios cerebrais e suas características.

Descobri por exemplo que o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo raciocínio lógico enquanto que o direito toma conta das emoções e sentimentos. Também faz parte das atribuições do hemisfério direito o uso da filosofia, crenças e religiões. Outra diferença está no fato de que, involuntariamente, todos nós usamos mais uma parte do cérebro do que a outra.

De acordo com um artigo que eu andei lendo, as pessoas que usam mais o lado esquerdo tendem a ser mais analíticas, lógicas, inclinadas para a matemática e as ciências e voltadas a detalhes. E se dão bem em profissões ligadas à engenharia, contabilidade, pesquisa, leis, ciência e computação.

Do outro lado da moeda estão os que fazem mais uso do lado direito. Esses indivíduos tendem a ser mais visuais, intuitivas, imaginativas, introspectivas e atentas ao ambiente. Entre as profissões destacam-se as artes e entretenimento, ensino, literatura, arquitetura e marketing.

Ok, eu me encaixei perfeitamente no grupo dos “direitos” e a minha sobrecarga de estudo – já vai fazer 21 anos que estou estudando sem parar – talvez seja um dos fatores que estejam causando as minhas dores de cabeça. Neste semestre eu termino a faculdade e vou dar um tempo antes de começar um mestrado. Talvez isso ajude um pouco, pois a sobrecarga de atividades dos últimos semestres está me enlouquecendo.

Ps.: A imagem do post é meramente ilustrativa…

Publicado em 7 de agosto de 2012, em Divagações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

