145. Sobre o Uruguai (parte I)

Enfim um feriadão e eu – agora com poucas aulas para preparar – decidi me dar um presente de aniversário diferente: uma viagem para o Uruguai. Depois de doze horas de viagem, cheguei em Montevidéu hoje por volta de 9:00 da manhã. Apesar do longo tempo, a viagem não foi cansativa. Mérito de um serviço muito bem realizado pela TTL.

Vista da rodoviária de Punta del Este

Chegando na rodoviária, segui rumo ao Hotel Balmoral. Aliás, uma dica para quem quiser conhecer Montevidéu: sempre escolha um hotel próximo da Avenida 18 de Julio. Eu fiz isso e acreditem, faz muito sentido, pois praticamente tudo na cidade se concentra nesta avenida.

O roteiro de passeio pela manhã incluiu a Plaza de la Independencia, a Plaza Zabala, o Teatro Solis e um almoço no restaurante El Peregrino, no Mercado del Puerto. Voltando para o hotel, passei novamente por alguns destes lugares, além de outras praças, coisa que não fata nessa cidade.

Plaza de la Independencia

Puerta de la Ciudadela

Mercado del Puerto

Plaza de la Constitución

Uma coisa legal em Montevidéu é o trânsito. E bota legal nisso! Quando tem um semáforo, segue-se a sinalização. Quando não há semáforo, a preferência é do pedestre. Ta aí algo que no Brasil vai demorar para acontecer. Outra característica dessa cidade é preservação e o respeito aos monumentos históricos. Não há pixações na estátua do Artigas ou do Zabala, ao contrário do coitado do Julio de Castilhos em Porto Alegre. Mas nas ruas de Montevidéu existem grafites. Bastantes, por sinal.

Grafite

Grafite

À noite, dei mais uma volta pela 18 de Julio, jantei no El Chivito de Oro e depois refiz alguns pontos visitados durante o dia para tirar fotos noturnas – que ficaram bem melhores, diga-se de passagem. E como é bom poder andar no centro de uma cidade à noite tirando fotos de tudo sem aquela paranoia de ser assaltado a qualquer momento. Montevidéu é muito segura, mesmo com pouca polícia nas ruas.

Edificio de la Intendencia Municipal

Avenida 18 de Julio

El Chivito de Oro

Palacio Estévez

Teatro Solis

Bom, por hoje é só. Amanhã tem mais…

Anúncios

Publicado em 12 de novembro de 2011, em Cotidiano, Fotografia, Geografia, Viagem. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Buenos Mano Lorini. Que presentaço de aniversário em Mano. Que linda cidade é Montevídeo. Aproveite cada momente este lugar. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: