135. Sobre a experiência de lecionar

Há cerca de um mês eu comecei a lecionar no CADOP (Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva) aqui em Cachoeirinha. Primeiramente tiver que pedir a minha demissão da Brasgeo. É claro que tive que pensar um pouco antes de largar um emprego de três anos, mas já fazia um tempinho que eu estava me preparando para entrar em sala de aula como professor, já que minha experiência no estágio foi muito gratificante.

No CADOP, acabei pegando algumas turmas de Geografia, mas também caí de pára-quedas em algumas aulas de Sociologia e Ensino Religioso. Não é fácil preparar aula para 16 turmas, o que explica o meu apagão nas redes sociais nas últimas semanas, mas posso dizer que minha experiência como professor está sendo ótima.

GEOGRAFIA
Geografia é a minha formação e é sem dúvida onde eu tenho os pés mais firmes no chão. Leciono para as quintas, sextas, sétimas e oitavas séries do ensino fundamental e para os terceiros anos do ensino médio. Os conteúdos são bem diversifcados (leitura de mapas, Brasil, América, Globalização e Geografia do Rio Grande do Sul). E eu só espero que o novo código florestal não seja aprovado tão cedo. Caso contrário, meus planos de aula para o terceiro ano vão por água abaixo…

SOCIOLOGIA
A minha grande surpresa. Apesar de ter que pesquisar bastante para elaborar uma aula de um período por semana, posso dizer que é uma área que estou gostando pra caramba. Elaborar as aulas para os primeiros e os segundos anos do ensino médio nem dá para chamar de trabalho, é praticamente uma diversão. Os conteúdos são basicamente as relações sociais (principalmente pela internet) e os conceitos de “cultura” e “ideologia”.

ENSINO RELIGIOSO
Aqui sim, o meu grande desafio. Pode parecer uma coisa tão banal, mas eu não queria fazer com que as aulas de religião fossem recheadas com trabalhos que os alunos fazem apenas para ganhar uma nota e não absorvem nada de importante. Não é à toa que a ‘matação de aula’ é geral nestas aulas. Atualmente estou trabalhando o conceito de “ética” com o primeiro ano e os conflitos religiosos na Palestina com o segundo ano. Mas na verdade o futuro das aulas a Deus pertence. Literalmente…

Em breve comento mais sobre o assunto por aqui. E talvez eu consiga fazer deste blog um espaço para trocas de ideias e materiais com os alunos. Vamos ver… 🙂

Publicado em 4 de julho de 2011, em Geografia, Sala de Aula. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

