127. O fim de Jogos Mortais

Ok, se você leu o título do post já deve ter se ligado que esse texto se refere ao último filme da série “Jogos Mortais” e que provavelmente conterá spoilers. Portanto, se você é fã da série e ainda não assistiu ao final, não leia. Ou leia, mas não venha me reclamar depois. Estamos entendidos?

Em 2005 assisti ao primeiro filme. Ainda baixado da internet, pois há seis anos atrás a série não era o fenômeno que é hoje e praticamente não tinha nas locadoras para alugar. De cara gostei do filme. Em uma época em que os filmes de terror não passavam de remakes de filmes antigos e/ou asiáticos, Jogos Mortais apareceu para mostrar que era possível criar um roteiro original e criativo. A cena do Dr. Gordon cortando a perna conseguiu ser forte sem ser apelativa e quando o cara que – aparentemente – estava morto no chão do banheiro se levantou e revelou ser o vilão eu quase endoidei.

Só que infelizmente de lá para cá a qualidade da série foi caindo assustadoramente. No terceiro filme já era possível perceber que o foco não era mais a criatividade do roteiro e a surpresa no final, mas sim a tortura das vítimas. O próprio público dos filmes já queria ver apenas como os pobres coitados seriam retaliados antes da morte. A morte de Jigsaw no final da terceira parte poderia ser um desfecho bacana, mas não, os produtores insistiram em continuações caça-níqueis.

O sétimo e último (assim eu espero) filme mostra a mesma ladainha dos dois anteriores. A viúva de Jigsaw brigando com o comparsa do falecido marido. As armadilhas continuam grotescas como as anteriores, só que um [muito] mais apelativas. O destaque agora é uma delas que é montada ao ar livre diante de uma multidão de curiosos, bem diferente dos galpões escondidos das outras cenas. O Dr. Gordon (aquele do primeiro filme) reaparecendo como comparsa das artimanhas não é algo que podemos chamar de ‘grande surpresa do final’. O próprio Jigsaw já dá a dica na primeira cena e nós confirmamos depois durante sua aparição na reunião dos sobreviventes das armadilhas [ o_O ].

Jogos Mortais acaba. E já vai tarde. Este último capítulo eu recomendo para quem vem assistindo a todos os filmes da série. Se você parou no terceiro (como eu tinha feito até o ano passado), poupe seu dinheiro e energia elétrica. 😉

Publicado em 13 de março de 2011, em Cinema. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: