92. Sobre a viagem para as Missões

Bah, já faz quase uma semana que voltei das Missões e ainda não postei nada por aqui. Um pouco deve ser por vergonha mesmo, já que eu era um dos únicos estudantes de Geografia do Rio Grande do Sul que ainda não conhecia um dos principais pontos turísticos e históricos do Estado.

Pois bem, a chegada em São Miguel das Missões, na tarde do dia primeiro, serviu para comprovar algo que eu já vinha suspeitando há algum tempo: nosso Estado não dá a mínima para o turismo. Sério, deu para perceber isso ainda em Cambará do Sul há dois anos atrás e agora de novo. Não há uma infra-estrutura adequada para receber visitantes e as informações, mesmo em hotéis e pousadas, são insuficientes. É uma pena ver que o RS não valoriza nem um pouco sua própria cultura.

Não é difícil se surpreender chegando nas ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo. Uma mega construção jesuíta, quase toda destruída, mas com partes que ainda preservam os altares e o piso original. O show de som e luzes que ocorre todas as noites no local também é fantástico, contando toda a história da construção da igreja, arquitetura e a guerra com dos portugueses e espanhóis com os guaranis.

Em Santo Ângelo fica outra igreja, esta conservada, com uma arquitetura brilhante e rica em detalhes. Em Entre-Ijuís, no caminho para São Miguel, ficam as ruínas da Redução de São João Batista, mas para chegar lá é preciso enfrentar 6 Km de uma estrada de chão batido sem nenhuma conservação. Lá se encontram restos da igreja, painés em esculturas e um cemitério que mescla elementos da antiguidade com a época recente.

Quem quiser conferir mais fotos pode acessar o Flickr. O lugar é extremamente lindo e vale muito a pena conferir, mas fica o toque para a Secretaria de Turismo do Estado (duvido que eles leiam isto) para que tenham mais valor ao turismo e cultura do Rio Grande do Sul. Abraços!

DAUGHTRY
“Life After You”
Anúncios

Publicado em 8 de janeiro de 2010, em Cotidiano, Fotografia, Geografia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: