74. Half Nelson

Acabei de assistir “Half Nelson”. Um dos melhores filmes que eu assisti nesse ano e só posso lamentar que essa obra-prima nunca tenha estreado oficialmente oficialmente nos cinemas do país e que também não seja fácil de se encontrar nas locadoras. Para filmes alternativos como esse não há outro caminho a não ser pela internet.

Half Nelson

“Half Nelson” narra a história de Daniel. Num primeiro momento podemos dizer que ele é um professor de história que não se adapta ao estilo tradicional do sistema de ensino, utilizando suas aulas como espaço para debates e deixando de lado o que diz o livro didático de sua disciplina para instigar em seus alunos um pensamento crítico. Daniel – ou Danny – também é treinador do time de basquete da escola, refletindo uma realidade que também é nossa, onde um professor leciona em diversas áreas, não necessariamente na que ele está habilitado.

Mas o foco principal do filme está em outra característica do personagem – o seu vício em drogas. E em determinado momento, Drey, uma de suas alunas o flagra em uma situação de decadência no banheiro da escola. A partir desse encontro nasce uma inusitada amizade entre os dois personagens, cada um com suas particularidades, que juntos vivenciam situações comuns do cotidiano de uma periferia, como o racismo, o consumo e o tráfico de drogas.

Diferente de outros filmes do gênero, aqui não há clichês e propagandas ideológicas. O roteiro trata do tema de uma maneira profunda e realista, onde nos envolvemos com os personagens de maneira que concordamos com suas atitudes em certos pontos, mas discordamos em outros. Enfim, eu recomendo!

Anúncios

Publicado em 4 de outubro de 2009, em Cinema. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: