54. VALSA COM BASHIR

“Valsa com Bashir” é um documentário sobre a Guerra do Líbano, onde um grupo de israelenses se encarregou de dar fim a um grupo de palestinos refugiados. O que difere o filme de outros documentários é o fato de ser produzido [quase que] totalmente em animação, onde o trabalho com as cores desempenham um papel fundamental de expressão dos personagens, mais ou menos como o que foi feito em “Sin City”.

Vals Im Bashir

A idéia surgiu quando o diretor do filme [Ari Folman] é procurado por um amigo que lhe conta sobre um pesadelo em que é perseguido por 26 cachorros. Ambos estavam na Guerra do Líbano e não se lembram de quase nada do que aconteceu naquele período, e a partir daí o diretor parte em busca de outros amigos da época, gravando entrevistas e transformando as lembranças em desenho animado.

Na época todos estavam na casa dos 19 ou 20 anos de idade e fazem parte da primeira geração de judeus nascidos em Israel depois que seus pais foram libertados dos campos de concentração nazistas. Para aqueles jovens a guerra possui um significado especial e Folman leva a produção por um caminho onde apresenta um sentimento de culpa por estar fazendo com os palestinos o mesmo que Hitler fez com seus pais. O fato de um judeu representar o conflito da Palestina de uma maneira tão imparcial no cinema foi algo espetacular e fez até com que algumas pessoas saíssem da sala antes do filme acabar. E perderam a melhor parte, já que os minutos finais [que não são em desenho] apresentam imagens fortes e impressionantes que a mídia daqui não mostra.

“Valsa com Bashir” é o melhor filme de 2009. Sim, digo isso sem medo mesmo sabendo que ainda não passou nem metade do ano. Quem quiser assistir vá logo, pois filmes assim não ficam muito tempo em cartaz.

MúsicaDASHBOARD CONFESSIONAL
“Shade of Poison Trees”
Anúncios

Publicado em 3 de maio de 2009, em Cinema. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: