36. Imprensa manipuladora

Essa semana – se eu não me engano foi quarta ou quinta – eu estava assistindo o Bom Dia Rio Grande na RBS TV antes de sair para o trabalho quando passou uma resportagem sobre um protesto dos estudantes em relação ao aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. E a reportagem se resumiu a isso, um grupo de jovens (a maioria com bandeiras de partidos políticos) apanhando dos brigadianos.

Quando a matéria terminou, ficou claro para mim que a intenção da emissora era simplesmente nos manipular para que pensemos que os jovens não passam de uns bagunceiros, agitadores e desobedientes. Afinal de contas, em uma reportagem que falava sobre aumento de passagens, três perguntas básicas não foram respondidas:

  • A passagem vai mesmo subir?
  • Para quanto vai?
  • A partir de quando vai ser o reajuste?

Não estou defendendo nem criticando os estudantes, apenas acho que um jornalismo de respeito deve sempre ser imparcial e mostrar todos os lados da notícia. Afinal, nenhuma mente sã estaria lá fazendo manifestação sem motivo. Como não consegui colocar o vídeo aqui no blog (o WordPress) ainda precisa melhorar certas coisas), deixo o link aqui para quem quiser conferir no site da emissora. Abraços!

Publicado em 30 de janeiro de 2009, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu sei só colocar do youtube…

Deixe uma resposta

