30. Os melhores filmes de 2008

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que este é o primeiro post depois da mudança na ortografia, portanto, peço desculpas caso apareça algum trema ou qualquer outro coisa fora dos padrões atuais… Agora sim, vamos ao que interessa: a lista com os dez melhores filmes que eu assisti – pela primeira vez – em 2008.

Os melhores filmes de 2008

01. Na Natureza Selvagem

Aventureiro ou egoísta? A decisão de Chris McCandless (ou Alexander Supertramp) de abandonar a família para atravessar os EUA e viver sozinho no Alaska divide a opinião de quem assiste o filme, que é baseado em fatos reais. Quem não gostar do personagem – o que não é o meu caso – pode se divertir curtindo as paisagens do filme, que incluem o Gran Canyon e as lavouras de Dakota do Sul, e a trilha sonora do Eddie Vedder.

02. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Sem dúvida, uma das melhores adaptações de histórias em quadrinhos em muito tempo. E olha eu que nem sou muito fão do Batman, mas o Coringa do Heath Ledger fez todo mundo ficar de queixo no chão e conseguiu superar o meu vilão favorito dos filmes de HQ’s – o Charada do Jim Carrey.

03. O Fabuloso Destino de Amelié Poulain

Um filme francês esquisito e excelente que eu não sei porque cargas d’água eu nunca havia assistido. É a prova viva de que um filme não precisa ter efeitos visuais mirabolantes e cenas de ação intermináveis para se tornar… como eu poderia dizer… inesquecível.

04. Ensaio Sobre a Cegueira

O lado mais podre do ser humano e o centro de São Paulo em uma visão pós-apocalíptica. Fernando Meirelles conseguiu “filmar o infilmável” e levou pros cinemas o livro de José Saramago, mostrando que, no fundo, todos estamos cegos. Pena que ele se rendeu às censuras da crítica e entregou um filme mais leve e sem boa parte das cenas nojentas e violentas. A solução é esperar por um DVD com a versão do diretor.

05. Mais Estranho Que a Ficção

Sabe aqueles filmes que você olha na locadora e pensa que nunca alugaria porque não parece ser bom? Pois é, aluguei esse no escuro e dei sorte. Um roteiro original e muito bem escrito. Coisa rara de se ver hoje em dia…

06. Paprika

Por muito tempo eu subestimei o cinema japonês. Mas esse ano o sobrenatural “Akira” e em especial o psicodélico “Paprika” vieram para mudar a minha opinião. Roteiros criativos e personagens muito bem elaborados são as principais caracteríticas que pude notar.

07. Sociedade dos Poetas Mortos

John Keating é a prova de que um professor não deve desistir nunca. Mesmo contrariando as normas absurdas de uma escola conservadora, o professor novato de literatura não baixou a cabeça e fez aquilo que deveria ser feito – deu lições que os alunos nunca irão esquecer. O final não é bem como gostaríamos, mas é o mais realista possível.

08. O Menino do Pijama Listrado

“A Vida é Bela” encontrou “O Caçador de Pipas” em um dos melhores filmes do ano. Não vou me prender muito por aqui, pois tudo o que eu penso sobre esse filme está escrito cinco posts abaixo.

09. Laranja Mecânica

Cinéfilos, não me crucifiquem por não ter assistido a esse filme antes. Acontece que clássicos como esse, infelizmente, demoram a chegar em DVD. Mas o filme é ótimo e a cena da “tentativa de mudança de comportamento” vai ficar na memória por muito tempo.

10. Juno

Uma das surpresas indie do ano. O filme não teve grandes campanhas de marketing, mas mesmo assim conseguiu concorrer a alguns prêmios importantes, o que fez com que se tornasse um fenômeno instantâneo. Vale a pena assistir, já que trata de um assunto forte – gravidez na adolescência – sem clichês, dramas e com muito bom humor.

E “Apenas Uma Vez” ficou para 2009, isto é, se eu conseguir encontrar um filme irlandês em alguma locadora de Cachoeirinha. Caso contrário, vou ter que me render aos sites de downloads de vírus filmes. Veremos…

MúsicaJOY DIVISION
“Insight”

Publicado em 1 de janeiro de 2009, em Cinema. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. “Mais Estranho Que a Ficção”: É isso mesmo. Se olhar a capinha, tu nunca aluga. Um baita filme.

Deixe uma resposta

