25. O Menino do Pijama Listrado

Se tem uma coisa que definitivamente me tira do sério é preconceito. Seja com o que for. Por isso, não é difícil entender a minha revolta quando saí do cinema depois de assistir “O Menino do Pijama Listrado”, filme que mostra parte dos horrores sofridos pelos judeus nas mãos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Menino do Pijama Listrado

Sei que de filmes dessa temática as locadoras estão cheias, mas esse se diferencia. Basicamente pelo fato de não dar dealhes sobre a guerra e os motivos de tudo aquilo estar acontecendo, pois qualquer um que tenha assistido uma aula de história na vida sabe dessas coisas. Com isso, sobra mais tempo para focar na amizade dos garotos Bruno e Schmuel, que lembra uma mistura de “A Vida é Bela” com “O Caçador de Pipas”.

Bruno é um garoto de oito anos que se muda com a família depois que seu pai – um oficial nazista – é chamado para trabalhar em outra região. De lá ele só tem uma visão: uma fazenda onde as pessoas parecem trabalhar somente de pijamas, que na verdade é o campo de concentração de judeus comandado pelo seu pai. Schmuel também tem oito anos, é judeu e vive no campo. Separados por uma cerca elétrica, aos poucos eles começam a conversar e se tornam amigos. Os dois lados da cerca representam, então, duas visões e ideologias diferentes na Alemanha de Hitler.

O filme possui ainda vários personagens secundários fortes, como a mãe de Bruno, que passa por uma transformação radical em seu ponto de vista sobre o nazismo. No começo se refere aos judeus como animais, mas a convivência perto do campo muda suas opiniões. O desenvolvimento do roteiro leva ainda os personagens principais a um final inesperado, que só não é mais forte porque o diretor preferiu não ser tão explícito nas imagens.

O filme é baseado em um livro. Se alguém estiver afim de assistir recomendo que vá logo, já que filmes alternativos não costumam ficar muito tempo em cartaz nos cinemas e depois são raros de se achar nas locadoras.

Publicado em 19 de dezembro de 2008, em Cinema. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Vou ver esse filme nesse final de semana já. Não sabia dele.
    Deve ser muito bom pelo que tu escreveu aqui Dudu!!!!
    Grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: